top of page

***O PROGRAMA*** Temporada 2015

Prefeitura Municipal de Goiânia

Secretaria Municipal de Cultura

Orquestra Sinfônica de Goiânia

Coro Sinfônico de Goiânia

15/06 – Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia

Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística 20:30h

Avenida T-10, s/n - Setor Bueno

15/06

Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística

Te Deum

Rose Dália Carlos (Soprano I)

Amanda dos Santos (Soprano II)

Gardênia Azevedo (Mezzo)

Luis Fernado (Contra-tenor)

Erickson Nunes (Tenor)

Jadson Álvares (Barítono)

Vesperae Solemnes

Mariana Basoli (Soprano)

Priscila Coelho (Mezzo)

Felix Bauer (Tenor)

Jadson Álvares (Barítono)

ENTRADA FRANCA

16/06 – Coro Sinfônico de Goiânia e Piano

Teatro Goiânia 20:00h

Avenida Anhangüera Q 67, s/n lt 32, Setor Central

16/06

Teatro Goiânia

Te Deum

Rose Dália Carlos (Soprano I)

Amanda dos Santos (Soprano II)

Nataly Brum (Mezzo)

Luis Fernado (Contra-tenor)

Erickson Nunes (Tenor)

Jadson Álvares (Barítono)

Vesperae Solemnes

Mariana Basoli (Soprano)

Sarah Veras (Mezzo)

Felix Bauer (Tenor)

Jadson Álvares (Barítono)

ENTRADA FRANCA

21/06 – Coro Sinfônico de Goiânia e Piano

Teatro Escola Basileu França 11:00h

Avenida Universitária, 1750, Setor Leste Universitário

21/06

Teatro Escola Basileu França

Te Deum

Rose Dália Carlos (Soprano I)

Amanda dos Santos (Soprano II)

Laura Cintra (Mezzo)

Luis Fernado (Contra-tenor)

Erickson Nunes (Tenor)

Jadson Álvares (Barítono)

Vesperae Solemnes

Mariana Basoli (Soprano)

Gardênia Azevedo (Mezzo)

Felix Bauer (Tenor)

Jadson Álvares (Barítono)

ENTRADA R$ 5,00

PROGRAMA

Charpentier, M.A. (1643-1704) Te Deum

W. A. Mozart (1756-1791) Vesperae solennes de Dominica, K. 321

I. Dixit - Allegro vivace

II. Confitebor - Allegro

III. Beatus vir - Allegro

​​ IV. Laudate pueri

V. Laudate Dominum - Allegro

VI. Magnificat - Adagio maestoso

Regente: Vinícius Guimarães

Correpetidor: Fábio Leite

O Regente

Vinicius Guimarães natural de Goiânia-Go. Começou seus estudos musicais com seu pai desde os 10 anos de idade e aperfeiçoou-se no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, onde cursou canto com o professor Dêmades Gomes Farias. Em 2006 deu inicio aos estudos de regência coral com o professor Marco Antônio Izzo na mesma unidade. Em 2007 ingressou à Universidade Federal de Goiás, cursando regência coral na classe da Professora Joana Christina. E no 2° semestre de 2008 iniciou os estudos de regência orquestral com o Maestro Elizeu Ferreira. Vinicius tem feito vários cursos de aperfeiçoamento de regência coral e orquestral com grandes Maestros, entre eles: Vladimir Silva; Lincoln Andrade; Jean Reis; Mara Campos; Emílio de César; Luigi Sferrazza; Neil Thomson entre outros.

Desde 2007 trabalha na função de corista no Coral Sinfônico da prefeitura de Goiânia, onde em 2010 e desde 2013/2 exerce a função de Maestro do Coro.

As Obras

Marc-Antoine Charpentier compôs seu Te Deum provavelmente entre 1688 e 1698 período em que foi diretor musical na Igreja jesuítica de Saint-Louis, em Paris. O Te Deum é um hino cristão datado do século IV. Seu texto em latim inclui o louvor, a súplica e o agradecimento a Deus. Ao longo da história tem sido usado para propósitos tanto sacros quanto seculares. Pelo seu distinto tom marcial inicial, acredita-se que o Te Deum de Charpentirer havia sido composto em comemoração a alguma vitória militar da época. Escrito para um grupo de cinco solistas – SSATB: duas sopranos, contralto (contra-tenor), tenor e baixo – coro e acompanhamento instrumental, na obra é empregada a técnica composicional barroca de contraste entre passagens de uso massivo do coro e orquestra, e, passagens de menor intensidade sonora, cantadas pelas vozes solistas acompanhadas por alguns poucos instrumentos. Drama, devoção e um certo esplendor cerimonial marcam essa obra composta durante o período do reinado de Luís XIV na França.


Wolfgang Amadeus Mozart compôs em 1779 um de seus grandes trabalhos corais, Vesperae solennes de Dominica, para o uso litúrgico na catedral da cidade de Salzburg. A obra foi composta a pedido do arcebispo Colloredo, que exigiu que a música estivesse sempre subordinada à liturgia, sem repetição de textos e livre de efeitos desnecessários. Divida em seis movimentos, a obra composta por Mozart inclui cinco salmos e um Magnificat, com texto em latim, figurando além do coro, mais quatro solistas (SATB). A peça se inicia de forma vigorosa com o Dixit e no segundo e terceiros movimentos a obra alcança interessantes efeitos dramáticos através dos contrastes dinâmicos e das alternâncias entre solistas e o coro. O quarto movimento por sua vez nos remete a prática renascentista da polifonia imitativa. Na sequência ouvimos uma das mais belas árias para soprano de Mozart, e, por fim, o Magnificat encerra a obra numa mistura de imponência e dramaticidade.


Comentários: Bianca Laboissière

Coro Sinfônico de Goiânia

Fundado em outubro de 1999, o Coro da Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia é resultado da fusão do antigo Coral Municipal com a Camerata Vocal de Goiânia. Sua fundação e manutenção é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da sua Secretaria de Cultura. Formado por profissionais da música, seu repertório contempla desde obras corais a cappella às grandes obras corais-sinfônicas, buscando sempre valorizar a literatura coral brasileira, ao lado do repertório internacional. Seu trabalho consiste em difundir e socializar a Arte da Música em nossa comunidade, apresentando-se em eventos públicos, realizando recitais solo ou em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Goiânia. Um trabalho disciplinado e compromissado com a mais séria realização artística coloca-se ao lado da excelência, elemento dos melhores coros do país


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • SoundCloud Long Shadow
bottom of page